No dia nove de Novembro, realizou-se o último Encontro do ano de 2018 da Tertúlia do Fado e… da Inquietação, na Casa do Alentejo.
Excepcionalmente, neste Encontro não se cantou Fado de Coimbra, dada a circunstância da artista convidada, Cristina Maria, divulgar o seu último álbum - livreMente – e se pretender dar-lhe tempo e espaço para o fazer.
Com 138 participantes o Encontro decorreu em ambiente tertuliano e após o jantar-convívio entre sócios e amigos, foi o momento de dar oportunidade aos fadistas tertulianos de se fazerem ouvir.
Com a presença do guitarra Ricardo Silva e do viola de fado António Neto, ouviram-se as vozes de Luís Esteves, Graça Serrão, Agostinho Miranda, Luísa Carvalhaes, Carlos Albino e Anabela Paixão.
Encerrou o Encontro a artista convidada Cristina Maria que encantou a audiência com fados tradicionais e entrou por outras sonoridades, como a morna, a música tradicional da Beira Baixa ao som dos adufes de quatro adufeiras do Grupo GRAMOL (Grupo de Canto Tradicional de Mulheres) e pelo cante alentejano acompanhada pelo coro dos cantores tertulianos.