Somos um grupo de amigos, amantes da música, que prezam de uma forma especial a sua expressão portuguesa, tanto no Fado de Lisboa como no Fado (Canção) de Coimbra.
Estamos organizados em Tertúlia, seguindo os princípios de uma Associação sem fins lucrativos, com Estatutos e Órgãos Sociais. Organizamos três ou quatro grandes encontros anualmente, com o propósito de saborear o convívio e de fazer cultura em redor da música. Reunimos à mesa do jantar com os amigos e, depois, tocamos, cantamos e ouvimos Fado (Canção) de Coimbra e Fado de Lisboa. Vários sócios da Tertúlia, um grupo associado ao Fado de Lisboa e um grupo associado ao Fado (Canção) de Coimbra, asseguram o programa musical, mas os amigos e convidados que queiram participar encontram sempre uma porta aberta para “fazer o gosto à voz”.
Ao longo do ano vamos mantendo o convívio entre os associados, frequentando outras tertúlias, casas de fado ou eventos, em especial aqueles que têm o patrocínio ou a participação de associados/amigos.
Somos amadores mas temos contado com amizade de grandes profissionais que nos privilegiam com a sua participação nos nossos encontros. É o caso de Custódio Castelo e o trio, com Carlos Garcia e Carlos Menezes, Jorge Fernando, Joel Pina e Paulo Valentim. Para acompanhar os nossos cantores, nomes bem conhecidos, desde os mais antigos aos mais jovens como, por exemplo: José Martins e Mário Cotrim; Guilherme Banza, Henrique Leitão e Carlos Leitão; Sidónio Pereira, Filipe Rebelo e Bruno Costa; Tiago Morna e Nuno Estevens; Marta Pereira da Costa; Ângelo Freire e Flávio Cardoso Júnior. Fadistas profissionais, generosamente, já partilharam o palco connosco: Cristina Maria, Cristina Nóbrega, Fábia Rebordão, Luísa Rocha, Joana Veiga, Liliana Santos, Jorge Baptista da Silva e Rodrigo da Costa Félix.
Existimos informalmente desde 2003 mas, como estrutura organizada, desde 2005.
A primeira direcção, em actividade até 2009, foi constituída pelos associados fundadores: Presidente – Manuel Marques Inácio; Vice-Presidente – Anabela Paixão; Tesoureira – Cristina Ferreira e mais tarde, por delegação, José Melo Estima.
A segunda direcção, esteve em funções entre 2010-2012 e foi constituída pelos associados: Presidente - António Tomás Correia, Vice-Presidente – Manuel Relvas, Secretário – Manuel Patrício, Tesoureira – Clara Norton Brandão e Vogal – Manuel Norton Brandão.
A terceira direcção foi constituída pelos associados: Presidente – Manuel Relvas, Vice-Presidente – Patrícia Brandão, Secretária – Anabela Paixão, Tesoureira – Luisa Carvalhaes e Vogal – Clara Norton Brandão.
A quarta direção, eleita para o biénio 2014-2016, é constituída pelos associados: Presidente – Manuel Relvas; Vice-Presidente – Patrícia Brandão, Secretária – Anabela Paixão, Tesoureira – Luísa Carvalhais e Vogal – António Leitão.
Embora amadores, consideramos que deve ser mantido um padrão de qualidade musical nos nossos encontros e, nesse sentido, temos feito um esforço para esse factor ser um elemento permanente na actuação dos nossos associados e convidados. Como suporte de base a este aspecto, muitos associados mantêm um trabalho base individual, com aulas de canto, que acabam sempre por ter um reflexo positivo nas suas actuações.