logo
CASA DO ALENTEJO

CASA DO ALENTEJO

CASA DO ALENTEJO

CASA DO ALENTEJO

Histórico


Destaque para 20 de Novembro de 2015

No dia 20 de Novembro de 2015, decorreu, Casa do Alentejo, o Encontro da Tertúlia do Fado e... da Inquietação de lançamento do CD duplo  DO TEJO AO MONDEGO. Era um projecto que esta Direcção vinha alimentando e para o qual foi juntando vontades e meios, conseguindo levá-lo a cabo nesta data.

É um documento que revela o trabalho que se tem vindo a desenvolver no seio da Tertúlia e junta na mesma obra os dois tipos de "fados", com a expressão, criatividade e autonomia de cada um. É também a homenagem da Tertúlia do Fado e... da Inquietação a estas duas expressões artísticas, ambas Património Imaterial e Cultural da Humanidade.

Os cantores são catorze tertulianos, um dos quais já falecido, mas de quem possuíamos a gravação dos temas que foram incluídos. Cada CD tem dezoito faixas: duas variações e dezasseis Fados e Canções de Coimbra; duas guitarradas e dezasseis Fados de Lisboa.

O CD duplo destina-se a ser oferecido a Instituições de Solidariedade: Novo Futuro, Casa da Alegria - Porta do Mais, Ajuda de Mãe, Banco do Bebé, Cultura Sénior Associação. E também aos intérpretes, sócios e entidades que têm colaborado e apoiado a Tertúlia do Fado e... da Inquietação.

O Encontro teve a participação recorde de cento e oitenta e seis sócios e amigos da Tertúlia, que quiseram apoiar a iniciativa e festejar o acontecimento.

No final foram interpretados temas do CD, quer de Coimbra, quer de Lisboa.